terça-feira, 22 de setembro de 2015

Destino: Chipre – Berço de Afrodite

Já lá vão uns anos desde a viagem ao Chipre. Fomos como o primeiro grupo de portugueses a visitar o país: uma garrafa de vinho da Commandaria de presente à chegada e fotografia para o jornal local!
Um país perfeito para férias. Uma ilha montanhosa com praias de extensos areais e o mito da Afrodite. Com uma história repleta de invasões e ocupações encontramos vestígios de diversas civilizações, sem esquecer a dividida capital, Nicósia, com a green-line militarmente controlada separando o país: a parte grega da turca.
Apesar das distâncias visitar várias cidades e lugares no Chipre é obrigatório! Em Nicósia além de passear pelas ruas pitorescas não se deve perder uma visita à Catedral de São João e ao Museu Municipal Leventis. Sem atravessar a green~line é possível ver de um edifício miradouro a Mesquita de Santa Sofia (lado turco), bem como bandeiras turcas gigantes nas montanhas a reafirmar a ocupação.

Nicósia - Mesquita de Santa Sofia

Perto de Limassol, a zona arqueológica de Curium é um local de paragem obrigatória com o Anfiteatro, os Banhos da Casa de Efstolios, ruínas de diversos templos como o de Apolo, a Casa dos Gladiadores assim como mosaicos bem preservados.
Imperdível é Petra tou Romiou (Rocha de Afrodite) onde reza a lenda a deusa emergiu de uma concha envolta em espuma do mar junto a essa rocha.

Petra tou Romiou


Na cidade portuária de Paphos destaque para as casas de Dionísio, Aion e Teseu com várias salas cheias de mosaicos bem conservados.
Um passeio nocturno pelas ruas de Larnaca com os movimentados bares, restaurantes e tavernas é perfeito para um final de férias. E se possível não deixe de assistir a um casamento grego!
A comida cipriota é essencialmente mediterrânica com um toque do Médio Oriente. Os cipriotas acompanham as bebidas com mezze (uma variedade de petiscos) onde não faltam as azeitonas, saladas, vegetais grelhados, queijo halloumi, tzatziki e skordalia. Como pratos principais destaque para a moussaka e kebabs. A refeição não fica completa sem a sobremesa: baklava, kadaif.

Hoje com um pouco de saudosismo o jantar foi de inspiração greco-cipriota! Spanakopita, uma tarte de espinafres em massa filo com queijo feta, e para finalizar uma aromática baklava.

Spanakopita

Baklava

Sem comentários:

Enviar um comentário