Chocolate



Chocolate amargo, chocolate de leite, chocolate branco. Em barra, bombons, pepitas. Com avelãs, amêndoas, caramelo. Mousses, bolos, bolachas. Gelado de chocolate, fondue de chocolate, chocolate quente.
Quem consegue resistir?
Sim, é altamente calórico e o seu consumo excessivo provoca aumento de peso, pode aumentar os níveis de colesterol bem como o risco de diabetes. Mas nem tudo são más notícias! Além de provocar uma sensação de bem-estar, ainda nos melhora o humor e fornece energia.
Estudos recentes sugerem que o chocolate, mais concretamente o chocolate amargo com um mínimo de 70% de cacau, pode proporcionar benefícios ao organismo: diminuição do risco de doenças cardiovasculares e cancro. Pode ainda contribuir para a diminuição do mau colesterol e da pressão arterial e protege o cérebro.
Uma ótima desculpa para continuar a apreciar chocolate: para além de ser bom ainda faz bem à saúde! 

 
Se não me falha a memória, a primeira receita que fiz com chocolate como ingrediente principal foram trufas de chocolate. A receita, de um livro de receitas infantil, muito básica, boa e perfeita para treinar e sujar a cozinha com a minha irmã e com a J.
Deixo aqui uma versão mais elaborada e adulta.

Trufas

Ingredientes:
200g de chocolate, partido
60ml de natas
2 colheres de sopa de rum
½ colher de chá baunilha
cacau em pó q.b.

Colocar as natas e o chocolate numa taça e levar ao lume em banho-maria. Quando estiver derretido retirar do lume e adicionar o rum e a baunilha. Envolver bem e levar ao frigorífico por cerca de 1 hora.
Fazer bolinhas, passar por cacau em pó e colocar em forminhas de papel.

Bom apetite!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário