terça-feira, 29 de setembro de 2015

Destino: Brasil

À aventura no Ceará.
Passear pelo litoral recomenda-se! Melhor meio de transporte? Buggy!
O primeiro ponto de partida foi na praia do Cumbuco. Com ou sem emoção? Resposta óbvia! Com emoção!... Paragem obrigatória na Lagoa do Banana. Ou descem a duna pelo próprio pé ou vão mesmo de esquibunda! Uma água de coco depois da subida monumental e mais emoção de buggy com uma descida vertiginosa pelas dunas.

Lagoa do Banana

Outro passeio a não perder é em Morro Branco, entre dunas e falésias, cenário de várias novelas. O Labirinto das Falésias é a principal atração, um labirinto colorido onde encontramos areia de várias cores. Continuamos de buggy pela praia, ora na areia ora na água, até à Praia das Fontes onde desce água das falésias e onde encontramos a Gruta da Mãe D'Água (mais um cenário de novela). O bugueiro leva-nos pelas dunas até à Lagoa de Uruaú, um verdadeiro oásis no meio das dunas.
Outra praia que se deve conhecer é Canoa Quebrada. Reconhecida como uma das mais belas do mundo com as suas falésias avermelhadas, dunas e um mar calmo (cenário de novela).
Imperdível mesmo, para mim, é a Praia de Lagoinha com as suas dunas e coqueirais. Um extenso areal com uma duna alaranjada de encontro ao mar calmo. Um passeio pelo sertão de buggy pelas dunas, atravessar a lagoa de jangada e voltar no tão típico pau de arara.

Lagoinha

Depois de um jantar típico brasileiro pode sempre percorrer a feirinha no calçadão da Avenida Beira Mar com um sem fim de barracas onde pode comprar lembranças de entre os mais diversos produtos artesanais.
Segunda-feira é a noite mais louca do mundo! Ao som do forró, com várias bandas pela noite dentro, a festa é no Pirata Bar.
A gastronomia é tipicamente nordestina. Peixes e mariscos são os mais característicos da culinária do Ceará, como o camarão e a lagosta. E à quinta-feira é dia de caranguejo na Praia do Futuro. Do sertão arroz, feijão e macaxeira. Nos doces destaque para a tapioca e as frutas tropicais ao natural ou em sucos e sorvetes.

Para matar as saudades o almoço foi arroz com feijão preto e picanha. A sobremesa uns pecaminosos e tão famosos brigadeiros.

Brigadeiros


1 comentário:

  1. Que inveja 😁. Tenho mesmo pena de não ter podido ir...mesmo.
    Mas os brigadeiros são uma delícia!

    ResponderEliminar